sexta-feira, 25 de junho de 2010

Fazendas de Querência no MT: DESERTOS, por dois terços do ano

-->

Foto da Fazenda Tanguro, do Grupo Maggi,  enviada por uma colega* que visitou  fazendas próximas a Querência, MT (setembro, 2009).

Durante 7 meses por ano, numa área que costumava ser floresta exuberante, este deserto extende-se por imensidões, sem uma folha verde sequer, solo esturricado e entupido de herbicidas.

Nos outros 5 meses, quando a chuva que ainda resta vem da Amazônia, cultivam uma safra de soja (roundup), fica tudo verde-químico monotônico, é quando tiram as fotos para promover o agronegócio na pré-Amazônia.

Nota do Blog:  Depois de uma visita a região NE do Mato Grosso (Xavantina, Canarana e Querência - outubro 2011) devo interpor a noção de que lá existe uma máquina de produção de grãos e algodão impressionante. Compreendo porque muitos do agronegócio fecham os olhos para a questao ambiental, vista como mal menor diante da potência agrícola. Porém, nenhuma produção agrícola pode justificar a demolição das florestas, mesmo porque sem estas falta a água, insumo principal e indispensável a qualquer agricultura.

Nota do Blog 2: Vejam cobertura recente da Época sobre algumas fazendas de Querência que adotaram uma revolução na lide com as areas naturais e recuperaçao de florestas (Os Semeadores da Amazônia e Ele Fabrica Florestas). 
*A Autora da foto é Suprabha Seshan do Jardim Botânico Gurukula da India, que trabalha com rehabilitação de áreas degradas e que esteve visitando o Brasil