Desenhado por Leo Zuo, professor de engenharia mecânica da Universidade Estadual de Nova York, em parceria com os estudantes de pós-graduação Xiudong Tang e Zachary Brindak, o novo amortecedor ganhou o cobiçado R & D 100 Award, conhecido como o "Oscar da invenção".
Amortecedores instalados em picape média |
Zuo e sua equipe desenvolveram e patentearam dois tipos de amortecedores: linear e rotacional. O linear é composto por um pequeno tubo com intensidade magnética de alto fluxo que desliza no interior de um tubo de bobina maior. O amortecedor de rotação usa um mecanismo de movimento compacto, que amplia e energia coletada.
Os solavancos e vibrações normais de condução fazem os tubos produzirem uma tensão elétrica. Os amortecedores podem gerar de 100 a 400 watts de energia em condições normais de condução quando instalado em um automóvel de passageiros de médio porte viajando a 100 km/h.
Em estradas particularmente difíceis, podem ser gerados até 1.600 watts. Para veículos maiores, como caminhões, vagões ferroviários e carros "off-road", a energia gerada pode chegar de 1 a 10 quilowatts, dependendo das condições da estrada.
De acordo com os pesquisadores, a eletricidade obtida pode ser usada para carregar a bateria de um veículo elétrico veículo ou mesmo a de um carro convencional, reduzindo a carga do alternador.
Nos carros convencionais, há uma redução no consumo de combustível com um aumento de 4% na eficiência do veículo. Em veículos híbridos, o desempenho melhora em 8%.
Os novos amortecedores também oferecem um passeio suave devido ao amortecimento da suspensão ajustável e o controle de vibrações. Segundo Zuo, o equipamento ainda não está disponível para venda no mercado. Para acelerar a comercialização, a equipe recebeu uma doação do " SUNY Technology Accelerator Fund".