1) O diálogo é colaborativo: dois ou mais lados trabalham em conjunto para o entendimento comum.
O debate é de oposição: dois lados se opõem e tentam provar um ao outro errado.
2) No diálogo, encontrar um terreno comum é o objetivo.
No debate, a vitória é o objetivo.
3) No diálogo, escuta-se o outro lado(s) a fim de entender, encontrar significado e encontrar um acordo.
No debate, escuta-se o outro lado a fim de localizar falhas e contrariar os seus argumentos.
4) O diálogo amplia e, possivelmente, muda os pontos de vista de um participante.
O debate reafirma o próprio ponto de vista de um participante.
5) O diálogo revela suposições, para reavaliação.
O debate defende suposições como verdade.
6) O diálogo provoca introspecção sobre a sua própria posição.
O debate faz crítica à outra posição.
7) O diálogo abre a possibilidade de alcançar uma solução melhor do que qualquer uma das soluções originais.
O debate defende a posição própria como a melhor solução e exclui outras soluções.
8) O diálogo cria uma atitude de mente aberta: uma abertura para estar errado e uma abertura à mudança.
O debate cria uma atitude de mente fechada, uma determinação de estar certo.
9) No
diálogo, submete-se os melhores pensamentos, sabendo que as reflexões
das outras pessoas vai ajudar a melhora-los, em vez de destruí-los.
No debate, submete-se o melhor pensamento, defendendo-o contra desafios para mostrar que está certo.
10) O diálogo pede pela suspensão temporária das crenças de cada um.
O debate clama pelo investimento apaixonado nas próprias crenças.
11) No diálogo, busca-se por acordos básicos.
No debate, busca-se por diferenças gritantes.
12) No diálogo procura-se por pontos fortes na outra posição.
No debate procura-se por falhas e fraquezas na outra posição.
13) O diálogo envolve uma preocupação real para com a outra pessoa e procura não alienar ou ofender.
O debate
envolve a contraposição da outra posição sem focar em
sentimentos ou relacionamento, e muitas vezes menospreza ou desprecia a
outra pessoa.
14) O diálogo assume que muitas pessoas têm partes da resposta e que juntas elas podem colocá-las em uma solução viável.
O debate assume que há uma resposta certa e que alguém a tem.
15) O diálogo permanece aberto.
O debate implica uma conclusão.
Adaptado
de um documento elaborado por Shelley Berman, que foi baseado em
discussões do Grupo de Diálogo do Capítulo Boston de Educadores para a
Responsabilidade Social (ESR).
Original em ingles: