quinta-feira, 8 de março de 2012

Cientistas entendem o mundo, mas não sabem explicá-lo

Ator Alan Alda lança desafio e pede que profissionais transformem a ciência em algo mais divertido e interessante. 
Por Maria Luciana Rincon Y Tamanini em 7 de Março de 2012
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

O ator norte-americano Alan Alda, famoso por seus inúmeros trabalhos no cinema e televisão, lançou um desafio na última edição do periódico Science. Trata-se de uma competição na qual os cientistas devem responder a uma simples pergunta: o que é uma chama?

A ideia para o concurso surgiu da própria experiência de Alda, que aos 11 anos de idade, fez essa mesma pergunta a seu professor de ciências, obtendo como resposta uma explicação bem pouco interessante e divertida: “é oxidação”. Na opinião do ator, os cientistas precisam aprender a explicar a ciência de uma maneira que todos sejam capazes de entender.

“Você estaria disposto a escrever a sua própria explicação do que é uma chama, de um jeito que qualquer criança de 11 anos possa entender, e até ache divertido?”, desafia Alda.

Os interessados em participar no concurso têm um mês para enviar a resposta, que pode ser entregue na forma de texto, vídeo ou gráfico. Os trabalhos serão julgados por crianças de 11 anos, e o vencedor ganhará um ingresso para o famoso Festival Mundial de Ciências, que este ano ocorre em Nova York.
Contudo, quem ganha mesmo são todas as crianças — seja de 11 anos ou não —, que poderão obter respostas muito mais divertidas a suas intermináveis perguntas, e, quem sabe, até passem a achar a ciência muito mais interessante.